As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

quarta-feira, 29 de março de 2023

Resultado para eleição para o TCE pode garantir um quarto mandato para Diogo Moraes

 

Primeiro suplente da bancada do PSB na Alepe, Diogo Moraes poderá conquistar efetivamente o seu quarto mandato consecutivo, a depender da eleição do substituto da conselheira do TCE (Tribunal de Contas do Estado) Teresa Dueire, que se aposentará este ano, ao completar 75 anos.


Os principais nomes na disputa para assumir a vaga de Teresa são os deputados estaduais Rodrigo Novaes (PSB) e Kaio Maniçoba (PP), além do deputado federal Guilherme Uchoa Junior (PSB). Nas fotos abaixo, eles aparecem nesta ordem. Existem outros nomes interessados em entrar na disputa, mas com menores possibilidades de êxito.


Por enquanto, o nome considerado favorito para assumir uma cadeira no TCE é o do socialista Rodrigo Novaes, natural do Recife, mas com forte atuação política no Sertão do Estado. Atualmente exercendo o quarto mandato consecutivo na Alepe, Novaes é tido como um quadro orgânico do PSB, tendo participado de gestões socialistas, como secretário, durante os governos de Eduardo Campos e Paulo Câmara.

Caso o PSB, que tem 13 deputados na Casa Joaquim Nabuco, venha a dar apoio unânime (ou quase) à candidatura de Novaes, e sendo confirmado o apoio do presidente da Alepe Álvaro Porto (PSDB) e do primeiro secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade) às pretensões do sertanejo, Diogo Moraes terá uma altíssima possibilidade de exercer mais um mandato de deputado, o que deixou de garantir em 2022 por meros 90 votos.


Apesar de ser de um partido hoje adversário do PSB, o presidente da Alepe Álvaro Porto tem prestigiado bastante Diogo, a quem nomeou, em fevereiro passado, para o cargo de Superintendente Parlamentar. A função, inclusive, facilita o trabalho de Diogo em cabalar votos para Rodrigo Novaes.


A governadora Raquel Lyra (PSDB) não deverá atuar contra a candidatura de Novaes, já que o mesmo a apoiou no segundo turno da eleição para o governo do Estado em 2022. Além disso, ela é amiga de longa data de Diogo, principal beneficiário de uma eventual vitória do sertanejo.


Das 7 vagas de conselheiro do TCE-PE, 4 são de indicação da Assembleia Legislativa e três do Governo do Estado. A vaga de Teresa Dueire está dentro das que são de indicação da Alepe. A eleição acontecerá no segundo semestre deste ano.
Fonte: Jason Lagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail