Apesar de não integrar a Executiva Nacional do PT, o ex-ministro José Dirceu sempre teve direito à voz no partido e desempenha com naturalidade o papel de articulador nos bastidores, embora negue isso publicamente. Durante o 4º Congresso do Partido dos Trabalhadores, no ano passado, em Brasília, o petista chegou a ser ovacionado no evento. Ao lado do ex-presidente Lula, o ex-chefe da Casa Civil montou um projeto de poder para a sigla no Planalto e não aceita ver esse trabalho ser desconstruído pelos aliados.
Atualmente,José Dirceu é visto como o principal ator do fogo amigo contra o ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB). Assim como muitos petistas, teme uma ascenção do governador Eduardo Campos, que atua e se movimenta para 2014. O fortalecimento de Campos é visto como uma ameaça para o projeto de poder dos petistas e deixar cargos importantes nas mãos do PSB é alimentar um inimigo.
Dentro do PT há quem trabalhe para diminuir a fome do governador por gordos repasses. Tradicional aliado do Governo Federal, o socialista tenta manter uma postura de aparente independência ao afirmar que não trabalha por cargos para se manter fiel ao governo. No entanto, Campos sabe que sua força está atrelada também a presença do seu partido n a base governista.
O Palácio do Planalto trabalha hoje para blindar Fernando Bezerra Coelho, acusado de favorecimento na liberação de emendas da pasta. O clima de mal estar instalado entre o PT e o PSB pode não melhorar e isso tem preocupado a presidente Dilma, que já escalou Miriam Belchior (Planejamento) para afirmar à Imprensa que ministro pernambucano não havia privilegiado o Estado em verbas de prevenção às chuvas.
O momento é delicado e Dirceu faz a sua vígilia de guerrilheiro nesse processo de fritura de Bezerra Coelho. O petista nunca engoliu o fato de um dos principais aliados do PT transitar com desenvoltura no PSDB e selar um pacto de aliança com o PSD de Gilberto Kassab (ex-DEM). Se existe campanha para derrubar o socialista do governo, há quem aposte que tem o dedo de Dirceu nisso. E quem duvida?
Fonte: Blog da Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail