Num ato prestigiado por governantes em final de mandato e prefeitos eleitos, o governador Eduardo Campos (PSB) fez hoje à tarde, em São Bento do Una, uma análise da seca que castiga os municípios do Agreste e do Sertão de Pernambuco, ao mesmo tempo que anunciou medidas de combate aos efeitos da estiagem. Uma delas foi a compra de alguns milhões de toneladas de cana, na Zona da Mata, para atender pequenos criadores do Agreste Meridional que não têm pasto para alimentar seus rebanhos.
O governador disse que tem percorrido o interior semanalmente, conversando com homens do povo sobre a estiagem e suas consequências. Segundo ele, as informações de pessoas de mais idade batem com os estudos dos técnicos, indicando que a seca atual é a pior dos últimos 70 anos. "É um fenômeno cíclico, que se repete a cada 7 ou 14 anos. Precisamos saber conviver com esta realidade e tomar medidas efetivas para combatê-lo", pregou o socialista.
Eduardo Campos lembrou que desde o seu primeiro mandato luta para construir a Adutora do Agreste, que vai garantir água do Rio São Francisco a cerca de 60 municípios do semi-árido pernambucano. São Bento do Una, que sediou o ato administrativo desta quarta-feira, é um dos que mais sofre com problemas de água e será um dos beneficiados por essa obra. "Já realizei a licitação, comprei a tubulação e a obra começa no próximo ano", anunciou.
Além do governador, discursaram em São Bento o prefeito do município, padre Aldo Mariano (PMDB), o secretário de Agricultura do Estado, Ranilson Ramos, e representantes das classes produtoras.
Estavam presentes na solenidade, prestigiando Eduardo Campos, os prefeitos Judith Alapenha (Bom Conselho), Nivaldo Lúcio (Correntes), Celina Brito (Jupi), José Elias (Calçado) e Sandoval Cadengue (Brejão).
Dos prefeitos que assumem o mandato pela primeira vez em janeiro, estavam Débora Almeida (São Bento do Una), Neide Reino (Capoeiras), Danilo Godoy (Bom Conselho), Rossine Blésmany (Lajedo), Edmilson da Bahia (Correntes) e Armando Duarte (Caetés). O prefeito eleito da Pedra, Zeca Vaz, que está voltando ao poder, estava entre os novatos.
Também estavam presentes os deputados Aluízio Lessa, Claudiano Filho, Marcantônio Dourado e Diogo Moraes, além de personalidades como o vice-prefeito de São Bento, José Almeida, o vice-prefeito eleito de Caetés, Severino Gordo, os ex-prefeitos Antônio João e Nenen, o gestor da GRE, Paulo Lins e Fátima Cavalcanti, diretora do IPA em Garanhuns.
No final o governador Eduardo Campos ainda concedeu uma rápida entrevista aos profissionais de imprensa dos municípios do Agreste que fizeram a cobertura do evento em São Bento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail