Os vereadores Marcone (PTB), Pollyane (DEM), Natal (PTB) e Gilson da Lavanderia (PTB), que fazem parte da oposição na cidade das Vertentes não comparecem a cerimônia de posse, como forma de repudio.
Como na maioria das cidades brasileiras, esta terça-feira, dia 1°, foi marcada com as cerimônias de posse dos prefeitos, vices e vereadores, eleitos nas eleições de outubro passado. Como é de praxe depois de empossar seus prefeitos e vices, as câmaras aproveitam para elegerem os seus presidentes. O fato curioso e que mais chamou a atenção foi a atitude dos vereadores da cidade das Vertentes, eles não compareceram a cerimônia de posse.
Segundo as informações repassadas pelas assessorias dos mesmos é que a não ida deles deu-se depois da quebra de um possível acordo que havia entre eles e o vereador Lourival Castanha (PSDB), que é da base do atual prefeito. As informações repassadas diziam que o senhor Lourival Castanha ao ver que a indicação do seu nome para presidente daquela casa legislativa, encontrara certa resistência por parte dos que fazem seu grupo, e sem ver do seu líder um interesse maior em defende-lo para tal cargo, aí ele decidiu negociar com a oposição, que prontamente decidiu colaborar com seu projeto.
Ficando acordado que eles (os vereadores) votariam em Castanha para presidente da câmara e o restante da mesa, seria composta pelos demais vereadores da oposição, e na próxima legislatura (2015/2016) eles elegeriam o vereador Marcone PTB (que foi o mais votado não só nas eleições passadas, como também o mais votado da história política das Vertentes) para presidente, acordado assim entre eles.
Tudo isso corria em sigilo, até esta noticia vazar e chegar aos ouvidos do ex-prefeito e líder político Romero Leal (PSDB), que de imediato procurou o vereador Castanha, afim de esclarecer tais informações. Ao saber da veracidade dos fatos de imediato o ex-prefeito, reuniu a sua base mudando a estratégia antes feita e com o entendimento de todos, fez uma nova proposta ao vereador Castanha, que aceitou, desfazendo assim o acordo com a oposição.
O que mais chamou a atenção é que após esta conversa com as lideranças de seu grupo, o vereador Lourival Castanha não procurou mais os vereadores oposicionistas para dar qualquer explicação, causando uma revolta nos mesmos que insatisfeitos com os fatos ocorridos acabaram tomando esta decisão de não irem a cerimônia evitando um choque de maior proporção entre os mesmos.
Segundo a assessoria dos vereadores para evitar algo de proporções maiores, que viesse a manchar a imagem e a integridade física e moral de ambos e principalmente da cidade, esta foi á solução imediata.
Aproveitando o momento os vereadores pediram desculpas a população em geral pela ausência e disse que em breve os mesmos se pronunciaram a respeito destes fatos com maiores detalhes, mas garantem que isso não muda em nada a atitude dos mesmos e que o compromisso a eles confiados serão honrados até o ultimo instante, podem ter certeza que eles serão fiscalizadores, a voz, os olhos e os ouvidos da população e que farão uma oposição consciente, legislaram em favor unicamente do povo.
Com informações de Wendell Galdino
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail