Em Taquaritinga do Norte, o distrito de Pão de Açúcar que vem lutando para se tornar independente, através da emancipação, vem também perdendo território para o município de Santa Cruz do Capibaribe.
Com o corre-corre do cotidiano, os mil afazeres e a rapidez com que as coisas acontecem, muitas delas passam despercebidas aos nossos olhos, porém vez por outra, percebemos coisas interessantes que merecem uma certa atenção. Na saída do distrito de Pão de Açúcar, no sentido que leva ao vizinho município de Santa Cruz do Capibaribe, vários outdoors estão presentes na paisagem, as margens da PE-160. São propagandas de empresas da região e do âmbito nacional, mas o que se percebe e chama atenção, é que algumas dessas placas fazem referência ao município de Santa Cruz do Capibaribe, embora sua localização seja alguns quilômetros mais a frente, do local onde estão firmados os outdoors. Com isso, muitos pensam que a partir do local onde está a placa já é território de Santa Cruz do Capibaribe, o que na verdade, não é.
Os outdoors estão fixados em território do município de Taquaritinga do Norte, mais precisamente no distrito de Pão de Açúcar. A prática de colocar essas placas de propaganda nas margens das estradas tem sido cada vez mais comum na região, embora algumas estejam com localização errada, como estas que estão plantadas em Pão de Açúcar.
Foto: Paulo Pereira/PEmais |
O fato é que NÃO SE FAZ NADA com relação a isso e os outdoors vão sendo colocados tranquilamente, diminuindo o espaço de Taquaritinga do Norte, e fixando nas pessoas uma ideia errada de localização territorial. O curioso é que não há placas que indiquem a fronteira entre os município, deixando assim, o espaço aberto para se fazer o que quiser na área, sem saber se está em um município ou em outro.
Foto: Paulo Pereira/PEmais |
Outro caso que chama atenção é o do parque Haras Xô Boi, o parque realiza anualmente uma vaquejada no local, o evento é intitulado "VAQUEJADA DE SANTA CRUZ" quando na verdade acontece no município de Taquaritinga do Norte, confuso não?
Nesse caso, fica ainda mais evidente a falta de percepção dos governantes com o território e o que acontece nele, pois o evento acontece anualmente e nada é feito para se corrigir. Esse caso do Haras Xô Boi já foi levado a discussão na câmara de vereadores de Taquaritinga do Norte, mas parece que ficou só no discurso mesmo, nada foi feito, nada foi justificado e tudo continua do mesmo modo.
Deixando as coisas bem às claras, como costuma-se dizer, entende-se que Taquaritinga do Norte está perdendo, ou doando, sem nenhum problema, uma parte de seu território para o município de Santa Cruz do Capibaribe sem a intervenção de NENHUM AGENTE POLÍTICO da terra das Dálias.
- Onde estão os políticos que DIZEM AMAR Pão de Açúcar?
- Será que este mesmo descaso acontecerá, quando o distrito se tornar cidade?
- Não é de interesse do governo municipal cuidar e fiscalizar o território e os limites do município?
- Ninguém sabe onde é a fronteira entre os referidos município?
Escrito por Paulo Pereira
do PEmais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail