Um ano em política é uma eternidade e em 2014 o cenário pode ser completamente diferente. A pesquisa do Ibope divulgada ontem à tarde, porém, sinaliza que o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador Eduardo Campos (PSB), por enquanto não estão conseguindo avançar no gosto do eleitorado brasileiro.
O tucano somou 14% nas intenções de voto, o socialista 10% e Dilma Roussef sozinha apareceu com 41%. Os dois oposicionistas somaram 24% e estão longe de forçar um segundo turno com esses percentuais.
Uma pesquisa dessas atrai mais eleitores para o lado de dona Dilma e consequentemente os políticos e partidos fisiológicos, que gostam sempre de estar na vantagem.
Pessoalmente considero a posição de Aécio pior do que a de Eduardo. Ele governou Minas Gerais, que tem o segundo colégio eleitoral do país, e aparece apenas quatro pontos à frente do socialista, que governa um Estado pequeno, quando comparado ao Rio, Minas e São Paulo.
Além disso, Eduardo Campos ainda é desconhecido do eleitorado de outros estados fora Pernambuco. Caso conquiste muitos votos fora de Pernambuco tem tudo para ultrapassar Aécio antes mesmo de começar a campanha.
Dilma, com a máquina do Governo Federal sob o seu controle, vai administrar a vantagem para chegar em meados do próximo ano como favorita.
A petista, contudo, depende muito dos rumos da economia para continuar na vantagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail