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quinta-feira, 3 de abril de 2014

Motolância que estava parada no Samu desde 2010 pode operar nos próximos dias

Do Blog de Ney Lima
Motolância como essa pode reduzir pela metade o tempo gasto para prestação de primeiros socorros em ocorrências. Foto: Ministério da Saúde.
Na tarde desta quarta-feira (02), nossa equipe obteve informações de que a motolância que estava abandonada na garagem da unidade do Samu de Santa Cruz do Capibaribe, poderá, finalmente, ser disponibilizada para a população.

Em conversa com um dos socorristas do Samu, foi dito que o treinamento do socorrista que utilizará do veículo foi concluído ontem (21).

Com a conclusão do treinamento, a expectativa é que o veículo, que estava sem utilização desde o ano de 2010, comece a operar nos próximos dias.

Motolância promete dar agilidade nos primeiros atendimentos e aumentar chances de sobrevivência de vítimas


Uma das vantagens da motolância é a velocidade com que a mesma se desloca entre o trânsito.

Um motoqueiro experiente pode chegar a ocorrência, dependendo do local, em três a cinco minutos, prestando assim os primeiros atendimentos.

De acordo com o Ministério da Saúde, as motolância devem ter os seguintes equipamentos mínimos:

  • Cilindro de oxigênio de alumínio compatível com o volume do baú de carga ou da mochila própria para transporte (existem vários formatos de tamanhos de cilindros que pode se adaptar ao baú ou mochila de transporte).

  • Colar cervical (P, M, G);

  • Desfibrilador externo automático (DEA);

  • Luvas de procedimento e estéreis;

  • Ataduras, compressas, gazes;

  • Talas de imobilização de diversos tamanhos;

  • Material de venopunção (incluindo seringas e cateteres de diversos tamanhos);

  • Material de via aérea básica (cânula de Guedel, máscara de oxigênio com reservatório, cateteres de O2, ressuscitador manual adulto/infantil com reservatório);

  • Estetoscópio e esfigmomanômetro;

  • Oxímetro portátil;

  • Equipamento de proteção individual completo (tanto os itens previstos para a área da saúde quanto os necessários para a segurança na condução de motocicletas).

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