Já está virando rotina, nas provas do Enem, estudantes do Nordeste tiraram nota máxima, se destacando em relação a outras regiões do país.
Em 2022, por exemplo, apenas 10 alunos no Brasil receberam nota 1.000. Desses, seis são da região Nordeste.
Sulistas e moradores da região Sudeste, que costumam vomitar preconceito contra os nordestinos, principalmente por razões políticas, não têm se saído tão bem quanto pernambucanos, cearenses, baianos e piauienses.
O Nordeste, está comprovado, é um lugar de pessoas inteligentes, bem informadas.
E não é só por conta do Enem. Isso vem de longe.
Foi nesta região do país que nasceram Jorge Amado, Glauber Rocha, José Lins do Rego, Caetano Veloso, Manuel Bandeira, Alceu Valença, Chico César, José Américo de Almeida, José Ramalho, Raquel de Queiroz, Luís Jardim, Dominguinhos e tantos outros nomes que engrandecem o Brasil em todos os sentidos.
Luís Inácio Lula da Silva também é nordestino. Mas precisamente de Caetés, quando o município era distrito de Garanhuns.
Boa parte do preconceito e até do ódio contra ele nasce do simples fato de ter nascido na Várzea Comprida, de ter sido retirante e depois operário.
Euclides da Cunha, porém, no livro "Os Sertões", já reconhecia: "O sertanejo (ou o nordestino) é antes de tudo um forte".
Assim, atualmente temos não apenas jovens tirando nota 1000 no Enem, mas também um presidente e parte do ministério formado por nordestinos.
Dá um orgulho danado de ser dessa terra!
*Na foto Ana Alice Teixeira Freire, cearense, que tirou nota 1.000 na última prova do Ensino Nacional do Ensino Médio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail