As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

domingo, 12 de fevereiro de 2023

Picolé de chuchu (Zeca) chama Obama (Evilásio) pra dançar

       

       Dias atrás, aqui nesse espaço, perguntei: “fim do FLA X FLU?” Referia-me à possibilidade de uma terceira via forte na tradicional disputa entre os grupos Calabar e Boca Preta nas eleições municipais de Taquaritinga do Norte, liderada pelo atual vice-prefeito Gena Lins, reunindo dissidências  dos dois tradicionais rivais. Não uma terceira via olímpica, como Pedro Júnior, nem uma terceira via com potencial, porém equivocada, como Fábio de Jairo, mas um novo ator na disputa capaz de causar preocupação na oposição e na situação.

        Pela primeira vez é real a possibilidade de divisões políticas, tanto no grupo que administra o município, sob a liderança do prefeito Lero, quanto no grupo de oposição, sob a liderança do agora fortemente contestado, Jânio Arruda. Mesmo aqueles que  tratam o ex-prefeito com o devido valor, reconhecendo sua força eleitoral, sinalizam, nas entrelinhas, que é chegada a hora da “velha raposa” ceder a vaga para “novos nomes” nem tão novos assim.

              Do lado do prefeito Lero, a coragem e a ousadia de bancar um nome novo, de certa forma, desconhecido da população, lastreado na força da máquina, em uma administração cujos méritos são palpáveis e, pela lógica, no apoio majoritário dos nomes fortes do grupo, vereadores e lideranças. Uma iniciativa comum de um gestor que se considera bem avaliado e que pode se dar o luxo de apresentar e apadrinhar o nome da sua preferência.

               E é nesse balé pré-eleitoral que surgem os áudios do ex-prefeito Zeca defendendo o nome do também ex-prefeito Evilásio para a disputa de 2024. Até aqui, o “homem da ladeira” hibernava esperando que um impasse político fizesse o cavalo selado passar novamente na sua porta. O mesmo Evilásio que desdenhou da possibilidade de ser vice do prefeito Lero, lá no finalzinho de 2019, início de 2020. O “casamento perfeito” para uma nova “sova” na oposição. Depois de algumas fotos animadoras, “Obama” jogou água no shop dos Calabar e deu de mão beijada para Gena o cargo que agora poderia fazer dele, Evilásio, o candidato incontestável do grupo.

            Zeca, evidentemente, mexendo nas peças do xadrez eleitoral a pedido do ex-prefeito Evilásio. Ambos apostando que a situação chegue ao ponto “nem mé (Alysson) nem cabaça (Gena)”. Porém, não parece provável que o vice recue, pois já avançou demais (mandou Diogo para a suplência?) ou que o prefeito abra mão do “garoto”, já que a expectativa alimentada seria frustrante, mesmo com uma “vice” de consolação. Restará aos dois ex-prefeitos a escolha de Sofia: ser “figurantes” de Gena ou Lero. Se der certo, para o pragmático uma secretaria e para o “Nobel da paz” o gosto de ter tirado o açúcar do café Marocas.


Gisonaldo Grangeiro, "cearense" de Pernambuco, agrestino do Polo, professor efetivo da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará e da Rede Municipal de Educação de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail