Evilásio e Zé Augusto: Um jogo de soma zero?
Por diversas razões, alianças políticas findam. Elas não são perenes. Em algum instante, por conta de interesses contrariados de algum ator ou pelo enfraquecimento da expectativa de poder, as alianças rompem, já dizia o grande Adriano Oliveira.
Cientistas Políticos não podem se abster de construir cenários. Estes são hipóteses. Com o auxilio da Teoria dos Jogos, observo que o deputado Zé Augusto (PTB) desconfia dos interesses do prefeito de Taquaritinga. E o prefeito sabe que a aliança com Zé é uma alternativa de poder no âmbito de se recuperar politicamente no distrito de Pão de Açúcar, mas também pode não ser.
Observo, portanto, que em longo prazo, os interesses de Evilásio e de Zé Augusto talvez não sejam convergentes. Mas concorrentes. Esta concorrência poderá ter forte repercussão nas eleições de 2012 e na eleição para Governo do Estado em 2014 onde também serão eleitos os deputados.
Zé sabe que voltar atrás, e aliar-se o prefeito, perderá um bocado de cabos eleitorais que só votou nele na confiança do surgimento de uma nova força em Taquaritinga do Norte, liderada por ele Zé . O deputado sabe também que se quiser crescer, deve deixar de ouvir pessoas que só atrapalha a política, fazendo politicagem com interesses próprios.
Por enquanto a Teoria dos Jogos mostra que em 2012 apenas um será o vitorioso nesta concorrência silenciosa entre Zé e o prefeito. O jogo entre os atores do grupo federal e dos bajuladores (R$) do prefeito sugere ser de soma zero. Até agora a realidade é essa, o resto é mera especulação
ora se ficar com o prefeito vai ser melhor pra ele por que a candidata do prefeito foi marjoritaria ele nao tem nada a perder so a ganhar com essa parceria pois a miaoria com certesa tb sera dele, e nao vai arriscar num grupo que nen existe, nao pensem que foi esse grupo que deu essa votaçao ao ze nao quem nao votaria em um deputado da regiao em vez de intrusos, confecçionista e quase todos aqueles que tem boxes no moda center deven muito a ele.
ResponderExcluir