A Eleição presidencial brasileira de 1960 foi disputada por três candidatos.
O PSD e PTB governistas lançaram a candidatura do Marechal Henrique Teixeira Lott, ex-ministro que havia se notabilizado por garantir a posse do presidente Juscelino Kubitschek, cinco anos antes.
O PSP lançou novamente Ademar de Barros com bases mais sólidas ("dessa vez, vamos com Ademar") mas a sensação da eleição foi mesmo a ascensão irresistível de Jânio Quadros. Este, de obscuro professor em São Paulo, onde foi vereador e prefeito, passou a Governador do Estado, com reputação no combate à corrupção, e usou como símbolo de sua campanha a vassoura, somada ao jingle Varre, varre, vassourinha….
O candidato Jânio Quadros concorreu pelo Partido Democrata Cristão (PDC) e foi apoiado pela União Democrática Nacional (UDN). É muito comum o erro em achar que Jânio Quadros foi eleito pela UDN com apoio do PDC. A campanha da "Vassourinha" prometia varrer a corrupção do país.
Candidatos à presidência da República em 1960: Jânio Quadros (PDC + UDN), Henrique Teixeira Lott (PSD + PTB) e Ademar de Barros (PSP)
Candidatos à vice-presidência da República:Milton Campos, Fernando Ferrari e João Goulart
Vencedor: Jânio Quadros
Vencedor Vice presidente: João Goulart, que era o companheiro de chapa de Henrique Lott
:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail