Hoje, 8 de Fevereiro. Aniversário de Preguinho e Marinho Chagas. Dois grandes jogadores da história do nosso Futebol.
Preguinho, atacante que brilhou marcando o primeiro gol brasileiro numa Copa do Mundo em 1930, foi atleta de várias modalidades no Fluminense.
Já Marinho Chagas brilhou na Lateral Esquerda principalmente jogando no Botafogo. Foi um dos destaques da seleção brasileira na Copa de 74.
Mas o destaque vai para outro craque do Futebol mundial que completa 48 anos hoje.
Se trata do búlgaro Hristo Stoichkov.
O maior jogador da história da Bulgaria, é um dos maiores da história do Barcelona onde brilhou no início dos anos 90, formando ao lado de Romário um dos ataques mais poderosos na época.
Dono de uma canhota devastadora, Stoichkov brilhou no CSKA Sófia onde jogou de 1984 até 1990 conquistando três Ligas da Bulgária.
Foi transferido para o Barça em 1990, onde ficou até 95, vivendo ali o auge de sua carreira. Jogou 151 jogos em sua primeira passagem pelo clube catalão, e marcou 76 gols. Conquistou a Liga dos Campeões na temporada 1991-1992, quatro Campeonatos Espanhóis consecutivos, uma Recopa Européia, uma Copa do Rei, quatro Supercopas da Espanha. E ainda levou a seleção da Bulgária ao quarto lugar na Copa de 94 marcando 6 gols.
Stoichkov era aquele tipo de jogador temperamental. O que não ofuscou sua carreira. Mas a sua saída do clube em 95, decretou a queda de rendimento. Chegou a retornar o Barça em 97, mas não era o mesmo. Voltou para a Bulgária, jogou na Árabia, Japão e Estados Unidos, até encerrar a carreira em 2004.
Hoje é um jovem treinador. E se obter fora dos gramados o sucesso que teve dentro deles, podemos esperar grandes momentos.
Parabéns ao grande Hristo Stoichkov!
Stoichkov e Romário
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail