Praça da Independência na tranquila Montevidéu
Uma preciosidade o programa Globo Repórter desta última sexta-feira. Acostumados às matérias sobre animais, saúde, países do Oriente e maravilhas da Europa, fomos surpreendidos por um bela reportagem de televisão sobre o Uruguai, nosso vizinho do Sul.
Como muitos, desconhecia o pequeno paraíso que é o país governado por Pepe Mujica, um senhor de 78 anos, morador de uma chácara simples a 10 km de Montevidéu. Ele gosta de cozinhar e sai pelas ruas da capital dirigindo um velho fusca.
Mas vamos ao mais importante: os aspectos positivos do Uruguai, mostrados no programa da TV Globo!
A média de vida no país da América do Sul é de 74 anos para as mulheres e 78 anos para os homens. É considerado um dos melhores lugares do mundo para se viver. Tem mais: é o país menos corrupto, o mais alfabetizado e o menos violento.
A capital, Montevidéu, mesmo tendo mais de 1 milhão e 300 mil habitantes – perto de 2 milhões quando se inclui toda a região metropolitana -, é tranquila como uma cidade do interior e não tem problemas de engarrafamentos.
A Escola Pública no Uruguai é de qualidade. 100% dos estudantes recebem fardamento decente e computador, se familiarizando desde cedo com o mundo digital.
Segundo o Globo Repórter, a internet é de altíssima qualidade em qualquer lugar do simpático país.
O Uruguai tem 3,3 milhões de habitantes, menos da metade da população de Pernambuco. Certamente é mais fácil administrar um país pequeno com pouca gente. Mesmo assim, fiquei convencido de que o Brasil pode aprender um pouquinho com seu irmão da América do Sul.
FRASES
"O mundo está prisioneiro hoje da cultura da sociedade de consumo e o que está se consumindo é vida humana, em quantidades enormes, pois se perdeu a capacidade de desfrutar o tempo e a ideia que estar vivo é um milagre".
"As pessoas não compram com dinheiro, compram com o tempo que tiveram que gastar para ter esse dinheiro. Não se pode desperdiçar esse tempo, é preciso guardar algum tempo para a vida".
De Pepe Mujica, presidente do Uruguai. Ex-guerrilheiro, o dirigente do país vizinho passou 14 anos na Prisão. Talvez por isso dê tanto valor ao tempo e à vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail