“Panem et circenses” em Taquaritinga?
Com a sua gradual expansão, o Império Romano tornou-se um estado rico, cosmopolita, e sua capital, Roma, tornou-se o centro de praticamente todos os acontecimentos sociais, políticos e culturais na época de seu auge. Isso fez naturalmente com que a cidade se expandisse, com gente vindo das mais diferentes regiões em busca de uma vida melhor.
“Panem et circenses ou política do pão e circo” como ficou conhecida, era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. Esta frase tem origem na Sátira X do humorista e poeta romano Juvenal (vivo por volta do ano 100 d.C.) e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, e só se preocupava com o alimento e o divertimento.
Assim, nos tempos de crise, em especial no tempo do Império, as autoridades acalmavam o povo com a a construção de enormes arenas, nas quais realizavam-se sangrentos espetáculos envolvendo gladiadores, animais ferozes, corridas de bigas, quadrigas, acrobacias, bandas, espetáculos com palhaços, artistas de teatro e corridas de cavalo. Outro costume dos imperadores era a distribuição de cereais mensalmente no Pórtico de Minucius. Basicamente, estes “presentes” ao povo romano garantia que a plebe não morresse de fome e tampouco de aborrecimento. A vantagem de tal prática era que, ao mesmo tempo em que a população ficava contente e apaziguada, a popularidade do imperador entre os mais humildes ficava consolidada.
Talvez estejamos realmente voltando a séculos ac., ou talvez eu seja mais um “estudante universitário atento com tudo que acontece na minha cidade, cidade essa que nasci e moro a 19 anos, não entendo sinceramente o real motivo para aquelas máquinas estarem expostas como um troféu em plena praça pública, durante dias, mas até sei que isso tudo foi conquistado para o POVO de TAQUARITINGA DO NORTE, porém acredito que elas trabalhando estariam mais beneficiando muito mais ao invés de paradas alí ... , ou será que estou errado? Até motivo de gozação já virou, onde uma montagem retrata perfeitamente o que acabei de escrever.
(Entre outros problemas da cidade, que não irei citar aqui )
Viajei a pouco para o sertão da Paraíba mais precisadamente para cidade de Coremas, cidade essa com aproximadamente 20 mil habitantes, com suas ruas calçadas e na sua maioria ASFALTADA, cidade desenvolvida nos paramentes de sua criação, e contemplando o maior Açude da Paraíba, onde mesmo a mais de 300km da sua capital o prefeito daquela comunidade tenta de todas as maneiras movimentar culturalmente e economicamente aquela cidade, como eu mesmo observei , apoiando o III Curta Coremas, do qual fiz questão de parabeniza-lo por tal iniciativa, entre outros movimentos locais. Mas como aqui não é Paraíba e aqui não é Coremas, só acho que isso tudo que acontece em Taquaritinga uma política hipócrita, na verdade não diria nem que é POLÍTICA.
DEIXO BEM CLARO QUE ISSO TUDO É UMA OPINIÃO PESSOAL , NÃO ESTOU LEVANDO PARA LADO A OU B DA POLITICA NORTE-TAQUARITINGUENSE.
Escrito por Ykaro José
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail