A Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, na edição da primeira semana de agosto do jornal Folha Universal, dedicou três páginas a visita do papa Francisco ao Brasil. Com direito a chamada de capa, com foto de Sua Santidade. A reportagem, porém, não é muito simpática à passagem do líder da Igreja Católica pelo nosso país.
A interpretação da Universal é que o papa veio ao Brasil porque a Igreja Católica perde fieis a cada ano. Cita dados do IBGE: Na década de 60 mais de 90% da população brasileira era ligada ao catolicismo. Em 1991 esse percentual ainda era de 83,8%, contra apenas 9% de evangélicos. Em 2010, o número de católicos caiu para 64,6% e os evangélicos saltaram para 22,2%.
Esse crescimento dos evangélicos, por certo, tem muito a ver com a Igreja Universal, uma espécie de "Supermercado da Fé".
A Folha Universal destaca 10 pontos na visita do papa Francisco, enfatizando o lado negativo. Registra que "a Igreja Católica envelheceu", pois estaria perdendo mais fieis entre os jovens, critica o culto de imagens e até alguns dogmas, como a posição rígida em relação ao aborto, uso de preservativos e pesquisas com células tronco.
Esse Edir Macedo não brinca em serviço. Dirige a sua Igreja como se fosse uma Empresa Multinacional e sabe como ninguém fabricar dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail