As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

MACONHA PODE SER ESTATIZADA NO URUGUAI


Um dos países mais próximos do Brasil, com uma população de apenas 3,3 milhões de habitantes, o Uruguai tem uma proposta avançada de legalização da maconha. Um projeto do Governo chegou a ser enviado ao Legislativo só que o presidente José Pepe Mujica (foto) recuou e não promulgou a lei que  “estatizava” a produção da erva. Justificou dizendo que faltou apoio à medida, uma vez que uma pesquisa de opinião feita entre os uruguaios mostrou que 64% da população é contra a proposta.

Pelo projeto do governo o Estado assumirá o "controle e a regulação das atividades de importação, exportação, plantio, cultivo, colheita, produção, aquisição, armazenamento, comercialização e distribuição de cannabis ou seus derivados."
Segundo o governo do Uruguai a humanidade tem desperdiçado colossais somas de dinheiro e outros recursos, incluindo os humanos e da ciência, no caminho de uma guerra equivocada de combate às drogas. “Apesar dessa guerra e do meio século de sua dura aplicação, o consumo tem se expandido e com ele suas péssimas consequências”, justificam os governistas.
Mujica disse que a intenção é buscar formas de combater o tráfico da droga. Segundo ele, o sistema atual, baseado principalmente na repressão como meio de controle, é um “fracasso”.
Há previsão de que o tema volte a ser discutido na Câmara e no Senado até o fim do primeiro semestre de 2013.
De acordo com dados do Conselho Nacional de Medicamentos, 20% dos uruguaios na faixa de 15 a 65 anos fazem uso de maconha em algum momento de sua vida.
O presidente José Pepe tem 78 anos e na juventude foi guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros. Ao chegar ao poder, surpreendeu o mundo, optando por continuar morando numa chácara simples onde vivia e dirigir ele mesmo o seu automóvel, um fusquinha azul do ano de 1981.
No Brasil a descriminalização da maconha é defendida pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. O jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira também sempre teve posições avançadas com relação a essa questão.
O principal argumento dos que defendem a flexibilização da droga é que a ilegalidade alimenta o crime, envolvendo bandidos, policiais e até deputados, como mostra bem o filme Tropa de Elite 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail