O Prefeito de Taquaritinga do Norte e Presidente do CONIAPE, consórcio em que participam municípios do agreste de Pernambuco e fronteiras, encontra-se no Rio de Janeiro buscando conhecer tecnologias voltadas para questão dos “resíduos sólidos”, assunto que entrou na pauta dos prefeitos e que está causando preocupações dado a necessidade do cumprimento da Lei em que determina que até o mês de agosto de 2014, os lixões sejam erradicados. Neste sentido, pela falta de recursos e também pela complexidade do assunto, a maioria dos Prefeitos tem manifestado preocupação para cumprir o que determina a legislação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZQE6TfHJoivptOnj7LofcnpE5NGWyP05BaYmto7KrnqojI-WgCIUMRCVjUhrzDM3sCYHEdTuFzRk8SkeBo7a2Qw24dmVf-QaE7GfccKmMXZelBzLBMY5oINrT7FkDnHBgKlyW4MUIo3w/s400-rw/ImageProxy+(1).jpg)
Consciente desta responsabilidade, Evilásio viajou até o Rio de Janeiro onde se encontra trabalhando no sentido de conhecer tecnologias que tragam soluções para o lixo, não só de Taquaritinga como dos municípios integrantes do CONIAPE. Em visita a Usina Verde, pioneira no Brasil, no desenvolvimento de tecnologia para implantação de Usinas de Recuperação Energética de resíduos sólidos urbanos e industriais, detentora de patentes referentes ao processo de incineração de resíduos sólidos e tratamento de gases de combustão registradas no Brasil e exterior, pode observar e vislumbrar alternativas ainda mais importantes que a implementação de aterros sanitários. Vale apenas ressaltar que vivemos tempos de descobertas constantes de inovações tecnológicas e que algo deste tipo, usina que transforma o lixo em energia e outros empregos de utilidade social, apresenta-se sem dúvida como ambientalmente adequada.
Ciente deste grande desafio e buscando ajudar os municípios que atuam dentro do CONIAPE, o Prefeito estará realizando a I Conferência Municipal sobre Resíduos Sólidos que acontecerá no próximo dia 20 de junho, na Pousada Várzea Grande em Taquaritinga do Norte, momento em que o tema “resíduos sólidos” e a Legislação Brasileira que trata sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos “(PNRS), instituída pela Lei Nº. 12.305/2010 será amplamente debatida e levada ao conhecimento de todos, assunto de importante relevância já que a questão lixo representa um dos maiores problemas dos municípios em geral.
“O engajamento de todos, visando encontrar alternativas viáveis de forma eficiente e eficaz para a questão, irá redundar em lucros para a população uma vez que adequando-nos a legislação ambiental, estaremos evitando poluição das águas, do solo e a proliferação de vetores de transmissão de doenças, como ratos e insetos. Discutir a questão e abraçar a causa de maneira responsável é dever de todos, dos que devem executar e fiscalizar as ações. Vamos procurar abordar este assunto dentro dos parâmetros legais, para que possamos cumprindo a Lei e atender a população, inclusive com a visão futura para uma geração com melhor qualidade de vida”, declarou o Prefeito Evilásio Araújo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail