Na tarde desta sexta-feira (23/08) em Taquaritinga do Norte, populares informaram que o veículo da prefeitura que transporta carnes teria tido problemas de manutenção e ficado impossibilitado de fazer o serviço. Diante do problema, a solução encontrada chocou a população. Ainda não se sabe de quem foi a ideia, mas os funcionários da prefeitura colocaram os animais abatidos em cima de uma caminhão não apropriado para o transporte das carnes.
O caminhão saiu do matadouro público, que fica localizado no Bairro Silva de Cima, para fazer a distribuição das carnes para os açougues e frigoríficos da cidade. A cena deixou a população revoltada com a falta de higiene e grande descaso.
|
Em Pão de Açúcar, maior distrito de Taquaritinga do Norte, o modo como foram transportadas as carnes causou indignação e pessoas se manifestaram sobre o caso, o PM aposentado Beto Silva é morador do distrito, ele fez algumas fotos, postou no Facebook denunciando a situação e destacou os perigos de contaminação do alimento que a população está correndo, confira:
"O flagrante feito em frente ao açougue ou mercado publico, no Centro de Pão de Açúcar, mostra o descumprimento de uma regra básica para o transporte seguro de peças de carne, o manejo é feito sem que haja proteção plástica nas peças de carne, como determina a Portaria 90, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O registro mostra, inclusive, que os funcionários estão em carroceria aberta diretamente sobre o material. Faltas deste tipo abrem espaço para a contaminação do alimento, que pode levar à transmissão de doenças ao consumidor. Por isso, é preciso estar atento para uma série de cuidados na hora de comprar carne.
Em Pão de Açúcar tudo pode, o fato mais chocante é saber que o poder público municipal tem a obrigação através da Vigilância Sanitária de Fiscalizar, no entanto nós enquanto sociedade civil e cidadão fazemos o papel fiscalizador. Dever este, omisso de detentores de cargos públicos e eletivos, verdadeiros coniventes com a situação flagrada.
Onde estão os que possam de amantes e governantes desta futura Cidade?
Aqui tudo se pode, para uns, para outros não…
Situação dos banheiros e lavatórios do açougue e mercado público de Pão de Açúcar (Foto: Júnior Albuquerque) |
Para agravar a situação o açougue do distrito encontra-se em estado crítico, precisando de reparos e higienização. No mês de julho, o vereador de oposição Edimar César denunciou o abandono da administração municipal com o açougue, que também funciona como mercado público em Pão de Açúcar.
Na oportunidade que visitou o açougue, o vereador constatou a presença de alguns cães e gatos circulando entre os comerciantes, bem próximo das carnes que ficam expostas sem refrigeração.
Vereador Demar (direita) conversando com comerciante do açougue público em Pão de Açúcar (Foto: Júnior Albuquerque) |
"A situação é de descaso e requer uma atenção redobrada da prefeitura. Sem falar que o Ministério Público deve ser acionado para apurar essa situação que coloca em risco a saúde da população do distrito de Pão de Açúcar.
Isso aqui é um absurdo, o poder público não oferece um espaço de qualidade para os comerciantes venderem seus produtos, e que possam trabalhar de uma forma mais digna", afirmou o vereador."
A população espera agora os esclarecimentos da secretária de saúde e da vigilância sanitária do município sobre esses descasos com coisas que podem causar grandes danos a saúde.
*As fotos do caminhão transportando carnes foram enviadas por e-mail para a redação do PEmais por uma pessoa que não desejou se identificar.
Escrito por Paulo Pereira
Escrito por Paulo Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail