As melhores marcas anunciam aqui

As melhores marcas anunciam aqui

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

GINECOLOGISTA NÃO VÊ DEPILAÇÃO COMO SINÔNIMO DE LIMPEZA


Os pelos pubianos da atriz Nanda Costa continuam rendendo. Hoje o Portal UOL, o mais lido do Brasil segundo pesquisa divulgada pelo jornalista Sidney Rezende, publicou mais uma matéria sobre o assunto, ouvindo dentre outros o médico ginecologista Jorge José Serapião, membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro. “Esse pelos têm grande valor sexual e aparecem com o surgimento de determinados hormônios”, explicou o médico.

Segundo Serapião, por causa da presença de glândulas de suor, tanto nessa região quanto nas axilas, esses pelos exalam um odor que funcionaria como mecanismo de atração sexual, assim como os feromônios nos animais. "Mulheres expostas ao cheiro sexual masculino podem até ovular, para se ter uma ideia da importância dele", exemplificou o profissional da área médica.

Conforme o ginecologista a justificativa usual de que depilar os pelos é mais higiênico não faz sentido. O médico apenas ressaltou que, assim como o couro cabeludo, que concentra mais fios, a região pubiana exige um cuidado maior na hora da limpeza.

Ele garantiu que até na medicina o conceito (de que depilação é sinônimo de limpeza) caiu por terra. "Antigamente, depilava-se o corpo antes de uma cirurgia. Hoje, não se faz porque aumentam os focos de infecção na região depilada. Não há vantagens higiênicas. A depilação pode ser um fator de aceitação pessoal, mas não evita doenças. O pelo é um fator de proteção".

Ainda no Portal UOL o urologista José de Ribamar Calixto, vice-presidente da seccional do Maranhão da Sociedade Brasileira de Urologia, apresentou uma visão diferente da questão. Este acha que a prática de aparar ou depilar os pelos contribui com a higiene, justamente porque ajuda a reduzir os odores. "Por possuir glândulas de suor e gordura, os pelos, quando ficam muito tempo abafados, podem produzir cheiro ácido e azedo", afirmou José Ribamar Calixto. 

Os que consideram os pelos pubianos necessários, como o ginecologista citado acima, destacam que os mesmos são igualmente importantes para mulheres e homens.

(Foto do site mulheres e dicas.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registrar E-mail