"A culpa é dos tubarões!"
As cidades que compõem o famoso Pólo de Confecções do agreste pernambucano, passam atualmente, por um momento de tensão e medo. A violência e o tráfico de drogas tomam conta de ruas, bairros, e sem controle nenhum, também nos centros de cidades importantes como Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Taquaritinga do Norte.
O semblante dos moradores revela o medo e a insegurança que se instalou na região. Conhecido nacionalmente pelas atividades no segmento de confecções e pelo forte comércio, o Pólo de Confecções vive hoje um dos momentos mais preocupantes dos últimos anos. Com um grande número de homicídios e o aumento visível do tráfico de drogas, que ultrapassa fronteiras e agora adentra principalmente as cidades pequenas. A sensação causada pelo medo agora chegou a tal ponto que a liberdade das pessoas está muito comprometida. Não se pode ir tranquilo ao supermercado, ao banco e sequer dar uma volta na pracinha. Não há limites, dia a dia as reportagens mostram casos mais absurdos de violência.
A quem a população poderia recorrer? Aos governantes seria o mais óbvio, porém o buraco é mais embaixo, e o que revolta as pessoas é justamente a falta de preocupação daqueles que foram eleitos para cuidar das pessoas da cidade, e, dessa forma, procurar maneiras de sanar problemas tão graves como a falta de segurança. No discurso de muitos políticos a palavra preocupação é muito usada, mas fica só no discurso. Não existem ações eficientes que combatam esse mal. A discussão em questão que interessa a maioria dos políticos é outra, o poder!
O que se vê na verdade são reuniões, coletivas de imprensa, entrevistas, horas e mais horas no rádio para anunciar que "fulano de tal" migrou para o partido tal, que "sicrano" apoiará o deputado "beltrano". Isso tudo nos causa uma reviravolta por dentro! Nasce um sentimento de vergonha, indignação e impotência ao ver que estão discutindo as eleições de 2014 e mais absurdamente ainda as eleições de 2016, quando na verdade deveriam está discutindo segurança pública, combate as drogas, saúde e educação.
O que interessa a eles saberem que o filho do seu José foi assassinado quando voltava da escola? Não interessa a eles saberem que a filha da dona Maria foi estuprada por adolescentes drogados. Eles só querem saber de adesões e mais adesões para a sua próxima campanha. Se trancam em seus carros luxuosos para ouvir assessores e sua própria consciência cega massageando seu ego. Não abrem o vidro que os separam dos sentimentos humanos, da dor de uma mãe ao chorar a perda de um filho, não vêem adolescentes perdendo a vida para as drogas, só vêem duas coisas, poder e dinheiro!
Nada muda, o tempo passa e as coisas só pioram. Nessa situação é inegável não apontar os culpados. São aqueles políticos sem projeto voltado para o povo, aqueles conversadores de discurso bonito e nada de ações concretas que exterminem tais pragas da sociedade moderna. Em todo esse mar de águas escuras e sujas existe algo bem simples de se entender... Tubarões não vêem muito bem e gostam de sangue!
Escrito por Paulo Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, registrar E-mail